MP3
O motivo responsável pelo Mp3 ter se tornado tão popular em tão pouco tempo é por ser um formato de arquivo de música compactado, que praticamente não possui perdas de qualidade, além de que o tamanho de um arquivo codificado em MP3 ficar com 10% do tamanho original.
Mas qual é o motivo deste nome?
Ele foi escolhido para abreviar seu significado: “MPEG-1 Layer 3”, ou “MPEG-1 Camada 3”, onde MPEG significa “Moving Picture Experts Group”. A camada 3 foi adotada para o áudio distribuído ao consumidor final, já que gera arquivos menores e com qualidades suficientemente boas para o ouvido, enquanto que as camadas 1 e 2 são usadas mais em áudio profissional, como estúdios de produção musical.
Tudo começou quando na década de 1970 o professor Dieter Seitzer, da Universidade de Nuremberg, na Alemanha, começa a se dedicar ao processo de codificação de música, criando juntamente com seus alunos o primeiro processador capaz de comprimir áudio.
Em 1987, o IIS, na Alemanha, começou a trabalhar numa codificação perceptual de áudio para a Transmissão Digital de Áudio. Todo o trabalho resultou num algoritmo de compressão de áudio.
Depois de mais alguns ajustes e melhorias, em dezembro de 1991, nascia o Moving Picture Experts Group. Foi somente em 1995, o nome MP3 foi sugerido, votado e aprovado por unanimidade.
Com tanta sofisticação e facilidades proporcionadas pela internet, o MP3 fez e ainda faz um grande sucesso entre a população.
Por: Gabriela Kappler
Nenhum comentário:
Postar um comentário