Nasceu na cidade de Pisa, em 15 de fevereiro de 1564, foi educado pelos monges do Mosteiro de Camaldolese, cidade vizinha de Florença, região em que seus pais viviam. Com apenas 17 anos, Galileu começou a estudar medicina, porém seu interesse não chegou a evoluir. O que realmente o interessou foi a matemática e a física.
Galileu foi o criador do método experimental e da dinâmica. Realizou importantes estudos sobre o movimento dos graves e descobriu a lei do isocronismo do pendulo. Ensinou matemática. Construiu o primeiro óculo e com isso efetuou importantes descobertas na astronomia, como por exemplo: os satélites de júpiter, as fases de Vênus e defendeu as teorias de Copérnico.
Mas como nem tudo na vida é maravilha, Galileu adoeceu e foi obrigado a deslocar-se a Roma e condenado ao cárcere. Mas, a pena foi comutada em residência fixa, em Arcetri perto de Florença.
Esse fato não o abalou, ele continuou a trabalhar e a realizar seus estudos, apesar de ter ficado cego. Até sua morte, que ocorreu em 1642.
Galileu foi um dos maiores gênios da revolução cientifica do século XVII.
Por: Fernanda Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário