quinta-feira, 28 de julho de 2011

Richard Trevithick




  Nasceu no dia 13 de Abril de 1771 na Cornualha. Quando era criança, costumava ver máquinas a vapor, bombearem água para fora das minas de estanho e cobre, muito comuns nessa época naquela região.
Com o passar do tempo dedicou-se a melhorar o modelo dos motores a vapor, construindo máquinas mais leves e menores, mas ao mesmo tempo com caldeiras mais fortes, onde era possível gerar pressões de vapor mais altas e mais energia.
   Sua carreira deu-se no início da revolução industrial e como muitos grandes homens e mulheres, não teve o reconhecimento que mereceu durante sua vida.
  Foi um grande engenheiro construtor de ferrovias e inventor inglês, que em 1800 fabricou o primeiro motor a vapor de alta pressão, e o de baixa pressão para transporte de passageiros no ano de 1801, além de ter desenvolvido a primeira locomotiva a vapor para trilhos em 1804. Ao lado de outros inventores patenteou máquinas a vapor para mover carruagens, equipamentos de propulsão a vapor para  navios, locomotivas e outros meios de transporte. Também patenteou vários equipamentos relacionados com vapor como boilers, evaporadores, condensadores, tubos de pressão, entre outros, que iam desde o fornecimento de tração até o cozimento e conservação de alimentos, de máquinas de refrigeração a máquinas agrícolas.
  Trevithick faleceu no dia 22 de Abril de 1833 na pobreza e na obscuridade e os seus inventos muito pouco reconhecidos.
  Foi enterrado em Dartford, Kent, onde estava trabalhando quando morreu.


Por: Gabriela Kappler

Nenhum comentário:

Postar um comentário