quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Surgimento da Internet


  A Internet surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, na época em que acontecia a Guerra Fria. Servia como uma rede de informações militares que interliga centros de comando e de pesquisa bélica. Desse modo, tudo ficaria armazenado virtualmente, sem correr o risco de sofrer danos materiais. Além disso, pouco tempo seria perdido na troca de dados. Nos anos 70, a rede começa a ser utilizada pela comunidade acadêmica mundial e, em 1975, são feitas as primeiras ligações internacionais.
  Nesta época os textos circulavam pela internet através de um software denominado Gopher.
  Durante a década de 80 e o início dos anos 90, a rede passou por certos aperfeiçoamentos: surgiram os serviços que dão à Internet sua feição atual. O principal é a World Wide Web (WWW), lançado em 1991, pelo inglês Tim Berners-Lee, que possibilita a transmissão de imagens, som e vídeo pela rede.  Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações de servidores web e mostrá-los na tela do usuário.
   Nesta época aparecem empresas que vendem o acesso para navegar na internet, os chamados provedores de acesso. O primeiro site foi construído no CER, foi posto on line em seis de agosto de 1991. "Info. cern. ch” foi o endereço do primeiro web site e servidor web, rodando em um computador. O primeiro endereço de página web foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, centrada em informações sobre o projeto WWW. Neste site os visitantes aprendiam mais sobre hipertexto, detalhes técnicos para a criação de sua própria página web e até mesmo uma explicação sobre como pesquisar a Web para obter informações.
  A partir de 1994, já era possível, além de obter informações, utilizar a internet para a comercialização de produtos, como CDs, livros e programas de computador.
  Segundo diversas pesquisas realizadas, na atualidade a internet é essencial, nas quais também é comprovado que grande parte da população tem acesso a ela, e os que não têm acham que deveriam poder utilizar este recurso.

Por: Gabriela Kappler

Nenhum comentário:

Postar um comentário