quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Roda
Uma das primeiras e maiores evoluções tecnológicas



   Milhões de rodas, pequenas ou grandes, funcionam em todo o mundo, transformando a vida em movimento.
   Os benefícios que a roda, considerada o maior invento fundamental da história, trouxe para o destino humano são incalculáveis.
   Acredita-se que os egípcios usaram de artifícios como grandes roletes de madeira para transportar por quilômetros, os enormes blocos de granito e de pedra para a construção das pirâmides.
   Sem a roda, o homem não iria muito longe. As quatro principais fontes de energia que o homem utiliza para sua existência são fundamentadas na roda: a água, a energia elétrica, o animal e o vento.
   A roda foi desenvolvida originada dos troncos que muitos povos, inclusive assírios e egípcios, colocavam sob grandes massas de pedra, para que estas corressem melhor pelo terreno, quando queriam transportá-las. Mais tarde, este rolo se transformou em disco, e foi, talvez, a necessidade de introduzir a mão para lubrificar o eixo que fez com que o homem abrisse largos buracos. No início a roda era feita de uma peça de madeira inteiriça, compacta e pesada. Para que ela se tronasse veloz e de mais fácil manejo, fizeram-se inúmeras aberturas, originando-se a roda com raios. A evolução das rodas dos automóveis está ligada diretamente com as rodas das antigas carruagens puxadas a cavalos.
  Além de transformar os meios de transportes, a roda possibilitou outro grande avanço para a tecnologia – o movimento controlado por rotação. Na Mesopotâmia, há milhares de anos, os primeiros discos de madeira usados pelo homem para trabalhar o barro. No século XIV, surgiram em diferentes regiões da Europa, como França e Inglaterra, as primeiras rodas de tecelagem enxertadas com finas agulhas para desfiar o algodão.
Houve a descoberta de que uma roda de maior diâmetro leva mais tempo para dar uma volta completa do que uma roda pequena, o que levou o homem a teoria da velocidade centrípeta. Inventaram os relógios com rodas dentadas, as máquinas a vapor, a locomotiva e o automóvel.
  Em torno de 1850, começava o declínio da tração animal e iniciava-se a era da tração a vapor, reescrevendo o papel da roda. No final do século XIX inventou-se então as rodas fabricadas de ferro forjado. Surgem barcos a vapor e locomotivas. No início do século XX, o inglês John Boyd Dunlop criou o primeiro aro pneumático, que era um aro metálico revestido com uma câmara de couro costurado e cheio de ar, servindo para amenizar os sacolejos provocados pelas rodas de ferro sobre as estradas de pedra.
Todo este processo é uma ótima forma para demonstrar o grande avanço tecnológico de um objeto primeiramente simples, mas que, no entanto foi responsável por nos proporcionar grande parte das facilidades atuais.

Por: Gabriela Kappler

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