Henry Ford (1863-1947)
Henry Ford nasceu nos Estados Unidos na cidade de Michigan no dia 30 de julho de 1863, desde cedo se interessou por mecânica.
Henry Ford iniciou sua trajetória com motores na fazenda de seu pai. Ele tinha uma grande facilidade em arrumar motores, lidar com peças estragadas e arrumá-las com grande precisão. A vida na fazenda era complicada trabalhos pesados exigiam muito esforço e assim desde cedo teve o interesse em diminuir o trabalho manual, com o uso de máquinas, além de serem mais rápidos.
No dia 16 de Junho de 1903, junto com o empresário Alexander Y. Malcolmson, e um pequeno grupo de investidores, fundou a Ford Motor Company.
O primeiro carro produzido por sua empresa demorou um mês para ser vendido e depois disso, foram surgindo novos pedidos para a fabricação de mais carros e assim sua companhia foi crescendo cada vez mais.
Em 1908 lançou o modelo “T” o primeiro carro popular a ser feito, vendeu 10.000 unidades no 1º ano e 205.000 em 1914.
Henry Ford foi um pioneiro do “capitalismo do bem-estar social” concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação de empregados. Eficiência significativa contratar e manter os melhores trabalhadores.
Instituiu um salário mínimo de U$ 5,00 por dia que na época era bastante dinheiro para se pagar para trabalhadores. Alem de diminuir a carga horária de 9 horas para 8 horas de trabalho. Enfim ele não era só bom com motores, administrava muito bem sua empresa.
Posso concluir que Henry Ford, com sua grande força de vontade e determinação teve muita influência na área de transportes e administração, além de ir à busca da concretização de seus sonhos.
Modelo “T”.
Por: Guilherme Pedrotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário