quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Máquina de Escrever
Christopher Latham Sholes (1819 - 1890)


Christopher Latham Sholes nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1819. Por mais estranho que seja, este homem que de certo modo revolucionou o mundo, é praticamente desconhecido. Foi ele quem inventou a primeira máquina de escrever. As primeiras máquinas apenas digitavam em maiúsculo até que finalmente foi construída a Caligraph que continha todas as letras duas vezes. Uma maiúscula e outra minúscula. Recebeu em 23 de junho de 1868 a patente pela invenção da máquina de escrever.
Porém, o aparelho apresentava um problema no acionamento simultâneo de certas teclas e fazia o mecanismo travar a máquina de escrever. Foi então que James Densmore, seu parceiro comercial, apresentou uma configuração que poderia solucionar o problema. Christopher aperfeiçoou a ideia de Densmore e assim nasceu o teclado conhecido como teclado QWERTY. Este nome foi dado ao teclado por causa do arranjo em que as primeiras letras se encontram.
Somente um tempo depois é que sairiam as que têm a tecla shift pra alternar entre uma e outra.
A grande revolução que a máquina de escrever gerou, além da escrita mais rápida, foi o grande número de mulheres no mercado empregadas. Era o primeiro trabalho valorizado para as mulheres, o que fez com que subisse muito a demanda de especialização em digitação.

  Após muitas melhorias e novas patentes, Christopher estava com dificuldades financeiras, e então, em 1873 vendeu seus direitos por $12,000  para o fabricante de armas,Philo Remington, que investiu pesado na produção industrial e divulgação do novo invento, a Máquina de escrever de Remington . A empresa contratou o escritor Mark Twain como garoto-propaganda, distribuiu cartazes com a foto da filha de inventor trabalhando na máquina e realizou os primeiros cursos de datilografia.




Por: Gabriela Kappler

Nenhum comentário:

Postar um comentário