quinta-feira, 28 de julho de 2011

A máquina movida a vapor


The Puffing Devil

  Richard Trevithick, um engenheiro inglês, aplicou rodas a uma das suas máquinas no ano de 1801. Esta locomotiva rodoviária foi um dos primeiros veículos rodoviários a carregar passageiros movendo-se pela sua própria fonte de energia ficando conhecida como The Puffing Devil. O problema encontrado é que ela não conseguia manter a pressão do vapor durante muito tempo, e então não teve muita praticidade.
  Já um tempo mais tarde, conseguiu construir uma locomotiva que podia puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade de 8 km por hora usando para o efeito carris fabricados em ferro-fundido. Seu primeiro percurso foi em 21 de Fevereiro de 1804. Esta locomotiva, por ser muito pesada para a linha-férrea não teve grande sucesso.
  No ano de 1812 o inglês John Blenkinsop, construiu uma locomotiva que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam acionar uma cremalheira.
  Porém, a maior evolução da locomotiva foi criada no ano de 1814, pelo mecânico George Stephenson. Esta locomotiva chamada Blucher se destinava ao transporte dos materiais da mina e tinha capacidade de puxar uma carga de trinta toneladas à velocidade de 6 km por hora.
 Entre 1769 e 1782, o escocês James Watt aperfeiçoou a máquina a vapor. Sua máquina logo foi adaptada ao tear, aos navios e fez nascerem as locomotivas. 

  A partir da metade do século XX, as máquinas à vapor começaram a ser substituídas pelas locomotivas elétricas e a diesel.  

         Por: Gabriela Kappler

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