quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Conclusão

Após realizar este trabalho, o grupo conclui que os séculos XIX, XX e XXI foram de extrema importância para a ciência e tecnologias. É possível também notar que cada novo invento, cada nova descoberta também depende de estudos, pesquisas realizadas anteriormente, o que muitas vezes pode ser anos ou até mesmo séculos no passado.
Em meio à correria e praticidade da vida, muitos objetos e produtos utilizados diariamente por todos, passam despercebidos. Vivemos rodeados de artigos que facilitam nossas atividades, como no trabalho ou escola, bem como em nossas residências. Inventos como o computador e a internet, o fogão, a geladeira e o prático microondas, e até mesmo a máquina de lavar.
Alguns nos fazem relaxar e ao mesmo tempo informar. Entre eles podemos citar o rádio, a televisão e o telefone.
Na área da saúde surgem vacinas, antibióticos, além de diversos medicamentos como os famosos analgésicos, a penicilina e o anticoncepcional.
Outros, ainda tornam nossa vida acelerada, como o trem, carros, aviões e motocicletas.
Por fim, concluímos que cada criação traz mudanças na história e cultura de cada povo, e cada inventor, cientista deve ser reconhecido pela sua habilidade que traz benefícios a toda a humanidade.

 Por: Fernanda e Gabriela

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Irmãos Lumière


Em Besançon, na França, nasceram Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, em 1862, e Louis Jean Lumière, em 1864. Seu pai, Antoine Lumière, um retratista, foi quem começou tudo, os dois filhos o ajudavam em seu atelier. Em 1870, mudaram-se para Lyon.
Em 1880, Antoine instalou um gerador elétrico, onde podia realizar mais de 200 retratos por dia. As chapas usadas pelos retratistas, tinham um custo bastante alto, então Antoine começou uma pesquisa, para descobrir uma maneira de fabricar suas próprias chapas de uma forma mais barata e mais eficiente, mas não obteve sucesso. Foi Louis, com 15 anos, que descobriu a solução, utilizando a balança de precisão, emprestada por um farmacêutico local. Sua chapa, além de apresentar resultados melhores e mais rápidos, poderia ser produzida em escala industrial.
Antoine decidiu comercializar a descoberta do filho. O sucesso ocorreu de forma rápida e Antoine conseguiu montar sua fábrica, na periferia de Lyon. Em 1883, a fábrica empregava dez operários. Dois anos depois, chegou a 300 funcionários, produzindo, em média, 50 mil chapas por dia. Vendida em todo o mundo sob o nome "etiqueta azul", produzida até 1950, logo transformou a família Lumière em uma das mais ricas da região. Antoine, logo decidiu deixar a direção da fábrica aos dois filhos. Em 1885, surgiram as primeiras películas flexíveis, que os Lumière fabricaram rapidamente. Este novo produto tinha uma enorme vantagem: o fotógrafo podia enrolar a película em torno de um eixo, dispondo assim de uma recarga de várias fotografias num espaço mínimo. Em pouco tempo, os Lumière introduziram rolos de filmes em cartucho, além de patentearem diversas outras invenções.
Em 1895, os irmãos criaram o Cinematógrafo, aperfeiçoamento do Cinetoscópio.O cinematógrafo era filmador, copiador e projetor, ao mesmo tempo, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se titulava “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière), e possuía 45 segundos de duração. Apresentado em público, em Paris no dia 28 de dezembro de 1895.
Enquanto Auguste seguia com suas atividades para a biologia, Louis seguiu inovando no campo da imagem com a criação do fotograma, a placa de tricromía para fotografar em cores, a fotografia em relevo e o cinema estereoscópio.
Louis morreu aos 84 anos, em 6 de junho de 1948, enquanto Auguste morreu aos 92 anos, em 10 de abril de 1954.
Por: Guilherme Pedrotti
George Westinghouse, Jr
George Westinghouse, Jr., nasceu no dia 6 de Outubro de 1846 emNova Iorque, foi um empresário e engenheiro e principalmente um grande inventor.
Entre muitas outras invenções, criou um freio a ar comprimido para locomotivas e foi um dos pioneiros da indústria da electricidade.
Ainda adolescente criou um motor rotativo a vapor, sobre o qual obteve a sua primeira patente, aos 19 anos. Dois anos mais tarde, inventou um mecanismo para recolocar nos trilhos vagões descarrilado e outros mecanismos para manobra e segurança de trens e ferrovias. Merece destaque, no setor da segurança em ferrovias, a sua invenção de um sistema de freios a ar comprimido para locomotivas, para o qual obteve patente em abril de 1869, e o qual aperfeiçoou entre 1870 e 1872. Para explorar comercialmente esta invenção, criou a Westinghouse Air Brake Company, em meados de 1869; em duas décadas, este sistema de freios tornou-se obrigatórios nos trens americanos e, até hoje, os freios modernos continuam a ser baseados no sistema concebido por ele.
Westinghouse desenvolveu interesses comerciais nas áreas de distribuição de gás e de telefonia, mas seria no setor de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica que o empresário inventor se destacaria. Em meados da década de 1880, Westinghouse começou a investigar os sistemas de distribuição de energia elétrica em corrente contínua de Thomas Edison, considerando-os logo, porém, ineficientes. Voltou sua atenção, então, para os experimentos em andamento com corrente alternada. Assim sendo, em 1885, Westinghouse importou vários transformadores Gaullard-Gibbs e um gerador de corrente alternada Siemens, com os quais iniciou experimentações para o desenvolvimento de redes elétricas em corrente alternada. 
Westinghouse investiu no desenvolvimento de um medidor de consumo de energia e na compra dos direitos de patente de um motor de corrente alternada.
Durante quase toda a sua vida, Westinghouse manteve-se ativo e produtivo; ao todo obteve 361 patentes por suas invenções e fundou 60 companhias. Vale notar que, em 1907, perdeu o controle da empresa que levava o seu nome.
Porém, no ano de 1911, sua saúde já não estava tão boa e ele veio a falecer em 12 de março de 1914, aos 67 anos.
Por: Fernanda Prado
Cartões de crédito

Os cartões de crédito foram inventados em 1949 – porque um empresário de Nova York Frank MakNarma, fundador do Diners Club, após um jantar de negócios ele descobriu que esquecera a carteira em casa, Frank teve uma idéia fez uma proposta para a administração do restaurante para pagar uma placa de papelão com a inscrição "Diners Club", com a promessa de reembolsar o proprietário de um restaurante em um determinado período.
Com isso ele deu 200 cartões de crédito a seus clientes que poderiam usá-lo em 27 restaurantes em Nova York. Assim, foi Oficialmente introduzido cartões de crédito em circulação em 1951. Era um banco de Nova York "Franklin Nacional". Primeiro, eram eles foram feitos de papelão em 1959, pela Empresa americana Ekpress.
Atualmente, os cartões de crédito, são utilizados pelas pessoas com o principal propósito: "compre agora e pague depois".Mas tem que se ter muito cuidado com os cartões de credito, pois muitas vezes eles levam a armadilhas  financeiras que muitas vezes levam à falência devido ao fato de que uma pessoa não sente o dinheiro real.
Por: Fernanda Prado
Cartão Telefônico


O cartão telefônico foi inventado em 1978, pelo engenheiro brasileiro Nélson Guilherme Bardini, quando trabalhava na Telebrás. O primeiro cartão era feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas. Mas este tipo de cartão só foi praticado oficialmente no Brasil em 1992.
 O cartão telefônico veio para substituir as moedas e as antigas fichas telefônicas utilizadas nos aparelhos de telefonia publica.
 E ao contrário dos selos e das moedas, os cartões telefônicos admitem a exploração promocional das imagens neles estampadas.
Por: Fernanda Prado
Fogão

Foi uma ótima invenção, que veio para esquentar a comida e a vida humana. Antigamente, a nação precisava acender uma fogueira para cozinhar, o que levava muito tempo pra acender e depois para cozinhar o alimento.
Dizem que o fogão aquecido por combustível sólido, foi usado pela primeira vez por colonos americanos no século XVII. Mas, só durante o século XIX é que os métodos de produção a gás tiveram uma significativa evolução.
 Em 1798, Benjamin Thompson em Munique, na Alemanha, conseguiu fabricar fogões sofisticados com fornos de chapa metálicas envolvidos numa estrutura de tijolos. Porém, foi o Philo Penfield Stewart que registrou, em 1834, a patente do seu fogão Oberlin, de ferro a lenha com várias placas de aquecimento e um forno elevado.
Somente, em 1924, que fogões parecidos aos fogões que existem hoje começaram a ser fabricados, pelo físico sueco Gustav Dalenque que patenteou o eficiente fogão Aga, que diante transformação, poderia queimar lenha, carvão, petróleo ou gás.

Por: Fernanda Prado
Mouse

O primeiro mouse foi construído em 1964, pelo Douglas Engelbart. O mouse era feito de madeira, por duas rodas posicionadas perpendicularmente, que lhe permitia uma circulação no eixo.
Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. Com isso, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows que o mouse começou a ser usado em computadores.
Englebart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing”. Tanto que no ano de 2000, Douglas recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia, como reconhecimento pela grande Inovação tecnológica.  
Atualmente, existem muitos tipos de mouses, com fios, sem fios, ópticos, a pilhas e baterias, entre outros, todos para agilizar a vida das pessoas que o utilizam.
Por:  Fernanda Prado
Plásticos


Foi Alexander Parkes que, em 1862 descobriu um material orgânico derivado da celulose, chamada de parkesina, nome dado em referência ao seu descobridor, que quando aquecido podia ser moldado e permanecia desta forma quando esfriava. A necessidade de substítuir a borracha que, até o presente momento, era a matéria prima de muitos produtos, fez com que a parkesina fosse descoberta, porém o seu custo elevado de produção desestimulou os investidores.
Após isso, o tipógrafo americano John Wesley Hyatt, tentando receber o prêmio de dez mil dólares, oferecido pela empresa Phelan and Collander para substituir o marfim na fabricação de bolas de bilhar. Com este objetivo em vista, Hyatt descobriu acidentalmente que um material a base de nitrato de celulose tornava-se um filme sólido e flexível. Estava então descoberta a Celulóide ( originada de fibras de algodão com certos ácidos).
Por ser altamente volátil, Hyatt percebeu que poderiam explodir com o choque entre si quando usada em bolas de bilhar, e adicionou cânfora chegando a formulação final da Celulóide. Jonh W. Hyatt e seu irmão Isiah foram homens inovadores e descobridores de vários inventos que resultaram em mais de 200 patentes e em 1914 ganhou a Medalha de Perkin, mas seu nome ficou registrado na história como o primeiro fabricante de material plástico.
Finalmente foi Leo Hendrik Baekeland quem criou a baquelita em 1909. Após ter ganho dinheiro com a venda do Velox, um papel de impressão fotográfico que podia ser usado sob a luz artificial à Eastman Kodak, Baekeland dedicou-se a desenvolver um aparato que permitia o controle para variar o calor e a pressão da combinação de ácido carbólico ( fenol ) com formaldeído, que era o grande desafio da época para se fabricar uma resina plástica. Com este feito ele criou a primeira resina totalmente sintética, a Baquelita.
Hoje em dia, já é possível fabricar Plástico a partir do leite.
Por: Dicson Soares
Coletes à prova de balas
Stephanie Kwolek, em 1966, na desenvolveu um material sintético chamado Kevlar. Um material que é cinco vezes mais forte do que o mesmo peso de aço.Esse material tem como características positivas: imune a ataque químico, resistente ao fogo, leve e flexível. Os coletes desenvolvidos a partir desse material proporcionam maior segurança aos policiais.
O Kevlar não é somente aplicado em coletes, pelas suas características, também em lonas de freio, veículos espaciais, cabos submarinos, barcos, para quedas, esquis e materiais de construção.
Por: Guilherme Dupont
Limpadores de pára-brisa
Mary Anderson inventou em 1903 os limpadores de pára-brisa. Antes dos limpadores de pára-brisa, era difícil e até mesmo impossível os motoristas enxergarem a estrada quando estava chovendo ou nevando.
Mas no começo os limpadores de pára-brisa eram manuais e funcionavam através do movimento, de uma alavanca localizada dentro do carro, de um lado para outro. O que era meio incômodo. Mas agora os limpadores evoluíram e atualmente já podem ser encontrados com o sistema de controle sensível à chuva.
Por: Guilherme Dupont

Sistema Binário

O sistema binário, é um sistema de numeração em que todas as quantidades se representam com base em dois números. Neste sisema são usados apenas os algarismos zero e um (0 e 1).

Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso/apagado). Em um sistema simples é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana.

O sistema binário é base para a Álgebra Booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado).
Toda a eletrônica digital e computação estão baseadas nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato. Ou seja, é esse o sistema que os computadores usam, o Sistema Binário.


Por: Dicson Soares

Videogame

Criado por Ralph Baer, um alemão fugitivo da Alemanha nazista que se refugiou nos EUA. Surgiu, em 1967, o primeiro modelo, o chasing game, um simples e rudimentar jogo de ping pong. Ralph patenteou sua idéia e apresentou em 1968 um videogame, chamado de Brown Box, onde era possível jogar jogos de futebol, voleibol e de tiro.
Por: Guilherme Dupont

Engenharia Genética

É difícil imaginar e aceitar a ideia de que estamos muito perto de ser capaz de programar o nosso próprio DNA, mas essa, com certeza é a próxima grande invenção na evolução humana. Até o fim deste século, os pais serão capazes de determinar e escolher o sexo, inteligência ou até mesmo a cor cabelo e dos olhos de seu filho enquanto poderão, da mesma forma, eliminar qualquer provável doença genética que tenha sido causada por fatores hereditários.


Esta capacidade de “design” de um embrião não se restringe aos seres humanos, mas a todo o tipo de espécie; tanto que, até o fim deste século terão a capacidade de produzir elefantes do tamanho de um cão doméstico ou fazer um rato do tamanho de uma casa de gato. Há especulações de que também será possível mesclar filamentos de DNA de dois tipos diferentes de animais e criar, por exemplo um "rinozebra" ...  














Por sua natureza, o desenvolvimento desta engenharia convive com muitos problemas legais e éticos. Um dos principais fatores que exigem um controle rígido pela sociedade organizada, e tem gerado polêmicas ético-morais, é a manipulação do genoma de seres vivos com fins eugênicos, ou seja, a de manipulação da espécie. Outro caso que tem causado discussões é a retirada de células-tronco de embriões humanos, principalmente contrariada por religiões, que consideram o ato uma agressão à vida.





Por: Dicson Soares
Walkman


O walkman foi lançado pela Sony em 1979. Existem duas histórias de como surgiu o walkman. Uma diz que um dos fundadores da Sony Akio Morita pediu aos engenheiros da mesma que fizessem um aparelho pequeno e móvel para escutar música.
A outra diz que Masaru Ibuka, outro fundador, numa de suas visitas às instalações da empresa queixou-se porque não podia levar suas músicas para as viagens de avião. Isso capturou a atenção de Shizuo Takashino, um dos engenheiros. Usando então um dos modelos de gravador da própria Sony, retirou os mecanismos de gravação e no espaço colocou um amplificador estereofônico. Então juntou a isso um par de auscultadores revestidos de esponja e pronto estava criado o walkman.
Por: Guilherme Dupont
Turbinas Eólicas

As primeiras turbinas eólicas de eixo vertical têm origem há muito tempo. Mas as modernas com conceituação aerodinâmica são de autoria do fancês D. G. M. Darreieus, no ano de 1920.
São máquinas que utilizam a energia cinética dos ventos, fazendo com que a ocrorra a rotação de suas pás, e transformando essa energia cinética em energia elétrica ou mecânica. Podem ser empregadas, juntamente com a rede ou independentes, nessa fabricação. Elas são ideais para atingir regiões onde os custos de transmissão são muito elevados.
Por: Guilherme Dupont

Transporte Hypersonico

Da mesma forma como o avião revolucionou o sistema de transporte no século XX, há muitas razões para acreditar que a evolução para velocidades mais rápidas do que nunca vai acabar tão cedo. É bem provável que até o final deste século, as pessoas serão capazes de voar entre Londres e Tóquio em Mach 10 velocidades e chegam ao seu destino em pouco mais de duas horas. Os aviões convencionais chegam a voar em Mach 5.5, imagina então o que é voar em Mach 10!!! Não dá nem tempo de pensar, porque realmente é muito rápido!!!
Até ao final do século XIX, o mais rápido que um homem poderia viajar foi de 60 mph (de trem). Ao final do século XX, a velocidade aumentou dez vezes, a 600 km / h (de avião). Até o final deste século, é super provável que veremos um outro aumento de dez vezes, tornando possível para nós, seres humanos, nos deslocarmos em velocidades superiores a 6.000 mph! Imagine: uma pessoa pode voar de Boston no meio da tarde, almoçar em Tóquio, e estar em casa à noite. Seja mais audacioso ainda: Dê a volta ao mundo em cerca de apenas 4 horas e 45 minutos!!!
Por: Dicson Soares
MICROFONE

O microfone serve para transformar o som em energia elétrica, essa energia é transmitida para um amplificador, fazendo com que ocorra a amplificação do som com menos esforço vocal. Emile Berninder criou o primeiro microfone, no dia 4 de março de 1877. Mas o primeiro microfone utilizável foi criado por Alexander Graham Bell, que o aperfeiçoou em seus laboratórios. O surgimento do microfone contribuiu muito para o surgimento de outras, como o rádio e a televisão.
Por: Guilherme Dupont
ANESTESIA


Foi criada por Oliver Wendell Holmes em 1846, definida como ausência de consciência total, ou uma ausência de consciência de uma parte do corpo como causam uma anestesia axial ou outro bloqueio de nervo. Anestesia é um estado farmacologicamente induzido de analgesia, perda de reflexos musculares esqueléticos e diminuindo a resposta ao estresse.
A anestesia bloqueia a sensibilidade, permitindo que os pacientes passem por cirurgias, e outros procedimentos, sem sofrer dor ou angustia.
Por: Guilherme Dupont

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Câmera Digital

A primeira câmera digital foi criada por um engenheiro da Kodak, o Steve Sasson, em dezembro de 1975, que chegou para revolucionar a área da fotografia. A câmera nada mais era que um aparelho, com lentes de uma filmadora Super 8 usada, alem de seis baterias de níquel – cadmiun e conversor analógico/digital que capturava imagens em preto em branco, que hoje em dia são coloridas. As imagens eram armazenadas em fitas cassetes. Para reproduzir as imagens foi construído um computador com um leitor programado.
Foi a primeira câmera que não utilizava filme para salvar as imagens, podia capturar a cena e armazená-la em um cassete padrão.
Atualmente as câmeras estão evoluindo cada vez mais, tornando as fotografias com ótimas qualidades.
Por: Fernanda Prado
Descoberta do Raio-X


No dia 27 de março de 1845, na cidade de Lennep, na Alemanha, nasceu Wilhelm Conrad Röntgen.  Filho único de um casal de fabricantes e comerciantes de roupas. Aos três anos seguiu com a família para Apeldoorn, Holanda, onde foi para um colégio interno. Em 1862, estudou em uma escola técnica em Utrecht e posteriormente, em 1865, entrou para a Universidade de Utrecht,  para estudar física. Sem um bom aproveitamento, foi a Politécnica de Zurique, onde estudou engenharia mecânica e, incentivado por dois professores, obteve seu Ph.D., em 1862. Roentgen lecionou física e matemática em Hohenheim em 1875, em Estrasburgo, em 1876, em Geissen, em 1879, e em Würzburg, em 1880. Seis anos mais tarde tornou-se reitor desta última universidade e, em 1900, foi para  a Universidade de Munique, onde permaneceu por 20 anos.
Em 8 de novembro de 1895, quando todos já tinham encerrado seu expediente, Wilhelm Conrad Roentgen continuava no seu pequeno laboratório, na companhia do seu ajudante, realizando experimentos sobre a condutividade elétrica dos gases, foi quando Rontgen observou fluorescência em uma tela de platinocianeto de bário. Interpretou este fato como resultado de uma radiação desconhecida, para o qual deu o nome de"raio X". A ausência de reflexão e refração, características de sistemas ópticos normais em determinados raios, levou ele a concluir que a natureza desse raio não se relacionava com a da luz. Descobriu que essas vibrações, as quais se espalhavam em linha reta e não eram desviadas por campos elétricos ou magnéticos, atravessavam substâncias opacas à luz comum, além de afetarem chapas fotográficas.
A unidade de medida de exposição à radiação leva o nome de Röntgen, que também realizou pesquisas sobre elasticidade, capilaridade dos fluidos, condução do calor em cristais, calor específico de gases e piezeletricidade.
Roentgen recebeu, em 1901, o primeiro Prêmio Nobel de Física, que foi atribuído a ele porque sua descoberta significava uma nova era para a física e uma revolução no diagnóstico médico.
 Wilhelm Röntgen morreu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923.
Por: Guilherme Pedrotti

CARROS ELÉTRICOS
Os carros elétricos estão em evidência na mídia. Vários motivos  explicam o interesse crescente por esses tipos de veículos, pois eles são bem menos poluentes que os carros movidos a gasolina, tornando-se uma alternativa ambientalmente saudável. Também há uma grande diminuição da poluição sonora, pois eles não emitem praticamente nenhum barulho.
A primeira vista é difícil saber se um carro é elétrico. Ao dirigir um deles, a única diferença perceptível é o fato de ele ser bastante silencioso. Porém, embaixo do capô, existem grandes diferenças, o motor a gasolina é movido por um motor elétrico e o motor elétrico recebe a força de um regulador e sua alimentação é feita por um conjunto de baterias recarregáveis.
Os motivos para estes carros ainda não fazerem parte do nosso cotidiano é pelo custo bastante elevado, quando comparado com um motor a combustível e também sua autonomia situa-se normalmente entre 100km e 150km, o que para muitas pessoas é muito baixo. Além de suas baterias pesarem em média 500kg e possuírem uma durabilidade baixa, cerca de 3 a 4 anos.
O mercado de carros elétricos está em grande desenvolvimento hoje em dia, além de serem bastante silenciosos e também não prejudicarem o meio ambiente.
Por: Guilherme Pedrotti
Niels Henrik David Bohr
Niels Henrik David Bohr - foi um físico dinamarquês nasceu no dia  7 de Outubro de 1885 em Copenhaga, seus trabalhos contribuíram bastante para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. Ele ganhou em 1922 premio Nobel da física, principalmente por seu trabalho sobre a estrutura atômica.
Bohr licenciou-se em física pela Universidade de Copenhagen, em 1911. Em seguida, ele viajou para Manchester, Inglaterra, para trabalhar com Ernest Rutherford.
Em 1913, Bohr publicou uma teoria sobre a estrutura do átomo para isso ele baseou-se na descoberta anterior de Rutherford. Rutherford havia mostrado que o átomo consistia de um núcleo carregado positivamente, com elétrons carregados negativamente em órbita em torno dele. Bohr ampliou essa teoria, propondo que os elétrons viajam apenas em certas órbitas sucessivamente maiores. Ele sugeriu que as órbitas exteriores podiam segurar mais elétrons do que os interiores, e que essas órbitas exteriores determinar as propriedades químicas do átomo. Ele também descreveu a forma como os átomos emitem radiação, sugerindo que, quando um elétron salta de uma órbita externa para uma interna, que emite luz.
Em 1920, foi nomeado diretor do recém-construído Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhaga.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bohr fugiu de Copenhaga para escapar dos nazistas. Ele viajou para Los Alamos, Estados Unidos, onde ocupou o cargo de consultor do laboratório de energia atômica. Neste laboratório, alguns cientistas iniciavam a construção da bomba atômica. Bohr era totalmente contra a construção dessa bomba, pois ele sabia o grande poder de destruição que ela tinha. Ele até tentou  falar com o presidente do Estados Unidos, Roosevelt  mas seu pedido não foi atendido.
Em 1945, finda a II Guerra Mundial, Bohr regressou à Dinamarca, onde foi eleito presidente da Academia de Ciências.
Em 1957, Niels Bohr recebeu o Prêmio Átomos para a Paz. Ao mesmo tempo, o Instituto de Física Teórica, por ele dirigido desde 1920, afirmou-se como um dos principais centros intelectuais da Europa.
Niels Henrick David Bohr morreu no dia 18 de Novembro de 1962, vítima de uma trombose.
Por: Guilherme Pedrotti
GPS (1995)


Foram os americanos que criaram o sistema. A base da criação foi o projeto NAVSTAR, desenvolvido em 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O sistema dava diversas informações sobre qualquer parte do planeta, como localização e clima, a qualquer hora do dia, algo valioso para o uso militar. Após vários ajustes e correções, o projeto NAVSTAR se tornou o cional em 1995.
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) fornece informações sobre a localização de pontos. Através de satélites, o GPS pode dar as coordenadas exatas de onde uma pessoa, se encontra há qualquer hora, em qualquer parte do mundo.

Por: Guilherme Dupont
A Guitarra elétrica


A guitarra elétrica surgiu em 1930. Era apenas uma modificação da guitarra clássica ou violão. Só que elas geravam um som muito baixo. Para ampliar o som dela, resolveram colocar captadores, que funcionavam como microfones.
Isso gerou um pequeno problema, pois os captadores faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando uma alteração no som. Solucionando o problema, o famoso Les Paul inventou o corpo maciço da guitarra, fazendo com que as vibrações parassem.

Por: Guilherme Dupont

Satélite Telstar I


Satélite artificial é um objeto espacial, tripulado ou não, colocado em órbita de um planeta. Serve para pesquisas científicas e nas telecomunicações.
Os soviéticos saíram na frente com o Sputnik I, e com o Sputnik II seguidos pelos norte-americanos. Mas nas telecomunicações quem saiu na frente foram os norte-americanos com o Telstar colocado em órbita no dia 10 de julho de 1962. Lançado da base da Força Aérea de Cabo Canaveral.
Mais tarde em 1963, foi lançado seu sucessor o Telstar II. Nos Anos 80 a ATT deu o nome de Telstar à uma série de novos satélites geoestacionários.

Por: Guilherme Dupont
Albert Einstein


Nasceu no dia 14 de março de 1879, na cidade alemã Ulm. Filho de Hermann Einstein e Pauline Koch. Tinha dificuldades com a fala, e seus pais temiam que fosse algum problema mental. Era uma criança tímida e calma, e também não muito inteligente.
Mas que se tornaria o mais brilhante cientistas de todos os tempos, com sua Teoria da Relatividade, que transformou o modo de pensar da humanidade a respeito de tempo e espaço. Que foi apresentada em 1915 e posteriormente sendo reapresentada em 1915 com mais informações. Então se descobriu ser possível a criação de uma arma nuclear.
Como era de família judia foi perseguido pelos nazistas, fugindo passou pela Inglaterra e posteriormente se estabeleceu nos EUA, onde se naturalizou cidadão americano.
Mas, entristeceu-se ao ver as conseqüências desastrosas da bomba nuclear. Einstein além de ser físico e matemático, também era humanista. E uma semana antes de morrer escreveu uma carta para Bertrand Russel, onde contou como se sentia e fazendo um pedido: que seu nome fosse colocado numa petição onde clamava que fosse abandonada fabricação de armas nucleares.
No dia 18 de abril, de 1955 Einstein veio à óbito. Neste momento a humanidade perdeu um gênio, o gênio.
Por: Guilherme Dupont