terça-feira, 9 de agosto de 2011

Descoberta do Petóleo

Edwin Laurentine Drake (1819 – 1880), também conhecido como Coronel Drake, foi considerado o primeiro a perfurar poços de petróleo nos Estados Unidos da América.
Edwin Drake perfurou o primeiro poço de petróleo em 1859, na Pensilvânia. Ele utilizou uma técnica que foi desenvolvida a partir das técnicas usadas para exploração das minas de sal, que consistia em abrir um furo batendo no solo com uma ferramenta suspensa da extremidade de um cabo.
Drake percebeu que a mineração de petróleo era muito lenta se fosse feita a partir da secagem, natural da água. Pensou em cavar o solo para acelerar o processo, mas não foi lá uma ótima ideia, pois as escavações eram facilmente inundadas por água. Então resolveu tentar a perfuração.
Comprou uma sonda, um motor e voltou ao local dos trabalhos petrolíferos. depois de muitas tentativas frustradas de encontrar um Operador de Sonda apropriado, ele encontra William A. Smith, com boa experiência na indústria salina.
Drake e Billy aplicaram seu sistema de perfuração e a população de Titusville logo apelidou de a Loucura de Drake. Nem a Seneca Oil Company acreditou naquela forma de extração de petróleo e cessou o envio de dinheiro para Drake mandando que ele voltasse para casa. Drake insistiu e auto-financiou seu poço com a ajuda de outras pessoas da cidade e empréstimos bancários.
Num sábado a perfuratriz atingiu um reservatório e começou a produzir 10 barris por dia, quantidade para a qual não estavam preparados. Isso resultou em que eles tivessem de armazenar em barris de uísque e na banheira da residência do capataz.
Nascia aí a indústria petrolífera.
O segundo poço de Drake produziu 25 barris/dia. Hordas de investidores, perfuradores e mineradores vieram para Titusville, que logo se tornou a primeira capital do petróleo do mundo.




Por: Dicson Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário