terça-feira, 9 de agosto de 2011

Descoberta do Raio-X


No dia 27 de março de 1845, na cidade de Lennep, na Alemanha, nasceu Wilhelm Conrad Röntgen.  Filho único de um casal de fabricantes e comerciantes de roupas. Aos três anos seguiu com a família para Apeldoorn, Holanda, onde foi para um colégio interno. Em 1862, estudou em uma escola técnica em Utrecht e posteriormente, em 1865, entrou para a Universidade de Utrecht,  para estudar física. Sem um bom aproveitamento, foi a Politécnica de Zurique, onde estudou engenharia mecânica e, incentivado por dois professores, obteve seu Ph.D., em 1862. Roentgen lecionou física e matemática em Hohenheim em 1875, em Estrasburgo, em 1876, em Geissen, em 1879, e em Würzburg, em 1880. Seis anos mais tarde tornou-se reitor desta última universidade e, em 1900, foi para  a Universidade de Munique, onde permaneceu por 20 anos.
Em 8 de novembro de 1895, quando todos já tinham encerrado seu expediente, Wilhelm Conrad Roentgen continuava no seu pequeno laboratório, na companhia do seu ajudante, realizando experimentos sobre a condutividade elétrica dos gases, foi quando Rontgen observou fluorescência em uma tela de platinocianeto de bário. Interpretou este fato como resultado de uma radiação desconhecida, para o qual deu o nome de"raio X". A ausência de reflexão e refração, características de sistemas ópticos normais em determinados raios, levou ele a concluir que a natureza desse raio não se relacionava com a da luz. Descobriu que essas vibrações, as quais se espalhavam em linha reta e não eram desviadas por campos elétricos ou magnéticos, atravessavam substâncias opacas à luz comum, além de afetarem chapas fotográficas.
A unidade de medida de exposição à radiação leva o nome de Röntgen, que também realizou pesquisas sobre elasticidade, capilaridade dos fluidos, condução do calor em cristais, calor específico de gases e piezeletricidade.
Roentgen recebeu, em 1901, o primeiro Prêmio Nobel de Física, que foi atribuído a ele porque sua descoberta significava uma nova era para a física e uma revolução no diagnóstico médico.
 Wilhelm Röntgen morreu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923.
Por: Guilherme Pedrotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário