A Penicilina
Alexander Fleming nasceu no dia 6 de agosto de 1881, na cidade de Lochfield, na Escócia.
Seu pai morreu quando Alexander tinha apenas sete anos, era o sétimo filho num grupo de oito. Alexander viveu em uma fazenda até os 16 anos, com seus irmãos.
Em 1895, seu irmão o levou para a capital inglesa, para estudar na escola Politécnica. Em outubro de 1901, Alexander ingressou na escola médica de Sant Mary.
Após se formar, Alexander entrou na equipe de Almroth. Ele gostaria de ter sido cirurgião, mas acabou se apaixonando pelas pesquisas da equipe. Seu grande feito foi reduzir o teste da sífilis, que foi uma grande epidemia da época.
Em 1928, Fleming descobre a penicilina, e com ela ele ganhou o Prêmio Nobel e deu inicio a revolução na medicina.
Alexander faleceu em 1955, após sofrer um infarto, com 74 anos.
Agora que você descobriu um pouco da vida de Fleming, você vai conhecer a grande descoberta que ele realizou que salvou muitas vidas naquela época e salva até os dias atuais.
A Penicilina foi descoberta em 1928, pelo médico e bacteriologista, Alexander Fleming. É um antibiótico natural derivado de um fungo, que veio para revolucionar a medicina.
A penicilina foi descoberta no mofo de uma cultura de bactérias que estragou em uma pesquisa, por acaso. Certo dia, em seu laboratório Alexander observou durante dias, o comportamento de uma cultura Stophylococcus Aureus, o maior causador da infecção generalizada. Ele percebeu que algo estranho estava acontecendo. A placa foi infectada por bolores, mas a sua volta, não havia nenhuma bactéria.
Ao isolar esse fungo, Fleming percebeu que as bactérias morreram por causa de um tipo de fungo, o Pencillium notatum. Assim, ele descobriu que essa substância produzida tinha efeito bactericida. Fleming chamou essa sustância de penicilina, que nada mais é uma substância que impede a produção de moléculas de carbono que formam a membrana da bactéria.
A penicilina possui ação bactericida e inibe a síntese da parede celular e a ativação do sistema autóptico endógeno das bactérias. É um importante medicamento e é de grande eficácia no tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias, como: a pneumonia, a sífilis, a difteria, o envenenamento sanguíneo, a meningite, bronquite e infecções nos ossos. A penicilina foi o inicio da era dos antibióticos e conferiu num benefício incalculável para a humanidade.
Por: Fernanda Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário