Niels Henrik David Bohr
Niels Henrik David Bohr - foi um físico dinamarquês nasceu no dia 7 de Outubro de 1885 em Copenhaga, seus trabalhos contribuíram bastante para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. Ele ganhou em 1922 premio Nobel da física, principalmente por seu trabalho sobre a estrutura atômica.
Bohr licenciou-se em física pela Universidade de Copenhagen, em 1911. Em seguida, ele viajou para Manchester, Inglaterra, para trabalhar com Ernest Rutherford.
Em 1913, Bohr publicou uma teoria sobre a estrutura do átomo para isso ele baseou-se na descoberta anterior de Rutherford. Rutherford havia mostrado que o átomo consistia de um núcleo carregado positivamente, com elétrons carregados negativamente em órbita em torno dele. Bohr ampliou essa teoria, propondo que os elétrons viajam apenas em certas órbitas sucessivamente maiores. Ele sugeriu que as órbitas exteriores podiam segurar mais elétrons do que os interiores, e que essas órbitas exteriores determinar as propriedades químicas do átomo. Ele também descreveu a forma como os átomos emitem radiação, sugerindo que, quando um elétron salta de uma órbita externa para uma interna, que emite luz.
Em 1920, foi nomeado diretor do recém-construído Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhaga.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Bohr fugiu de Copenhaga para escapar dos nazistas. Ele viajou para Los Alamos, Estados Unidos, onde ocupou o cargo de consultor do laboratório de energia atômica. Neste laboratório, alguns cientistas iniciavam a construção da bomba atômica. Bohr era totalmente contra a construção dessa bomba, pois ele sabia o grande poder de destruição que ela tinha. Ele até tentou falar com o presidente do Estados Unidos, Roosevelt mas seu pedido não foi atendido.
Em 1945, finda a II Guerra Mundial, Bohr regressou à Dinamarca, onde foi eleito presidente da Academia de Ciências.
Em 1957, Niels Bohr recebeu o Prêmio Átomos para a Paz. Ao mesmo tempo, o Instituto de Física Teórica, por ele dirigido desde 1920, afirmou-se como um dos principais centros intelectuais da Europa.
Niels Henrick David Bohr morreu no dia 18 de Novembro de 1962, vítima de uma trombose.
Por: Guilherme Pedrotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário