Rádio
Existem muitas duvidas sobre o verdadeiro inventor, de um dos principais meios de comunicação do mundo, o rádio, muitas pessoa acreditam que foi o cientista e inventor italiano Gugliemo Marconi, porem muitas discordam e acreditam que foi o brasileiro Roberto Landell de Moura (Padre Landell), de Porto Alegre-RS, que o inventou.
O italiano Marconi é considerado por muitos o “pai” da Radiodifusão, inventor do primeiro transmissor de ondas eletromagnéticas, em 1895, mas este credito deveria ser dado ao padre brasileiro, pois um ano antes ele já realizava as primeiras transmissões radiofônicas da historia.
Roberto Landell, nasceu em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, cursou na Universidade Gregoriana de Roma. Em 1892, ele se dedicava ao ministério sacerdotal e aos estudos científicos.
Nos anos de 1893 ee 1894, Landell afirmava poder falar com outra pessoa a quilômetros de distancia, utilizando sua invenção, sem utilizar fios, e provou com uma sensacional demonstração.
Em 11 de outubro de 1904 com grandes dificuldades financeiras e dissabores, consegue finalmente nos Estados Unidos a patente do transmissor de ondas e a 22 de novembro a do telefone sem fio e do telégrafo sem fio.
Porém, apesar de conseguir patentear o seu produto, Padre Landell contrai uma pneumonia e é afastado da igreja por motivos obscuros.
Padre Landell esteve à frente do seu tempo. Tentou fazer a ponte entre religião e ciência, mas não foi compreendido. Seus inventos foram destruídos em Campinas e a Igreja Católica não o ajudou em nenhum momento. Tampouco o ajudou o governo brasileiro.
Em sua época Padre Landell foi pouco reconhecido. Uma reportagem de 1902 do New York Herald o coloca como “o inventor do telefone sem fio” (ou seja, do rádio). Hoje em dia, Padre Landell é praticamente desconhecido do grande público. Tivesse ele nascido num país que valoriza mais seus cientistas e sua história e talvez hoje os livros escolares fossem diferentes.
Enfim, o radio foi inventado pelo cientista Gugliemo Marconi, que revolucionou as transmissões da época.
No Brasil, o rádio foi oficialmente inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, com um transmissor de 500 watts, no alto do Corcovado- RJ, para 80 receptores. O primeiro programa ouvido foi o discurso do presidente Epitácio Pessoa. A Instalação de fato aconteceu no dia 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro". Tinha como objetivo, a cultura, educação e altruísmo. Na época os anúncios pagos eram proibidos.
Por: Fernanda Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário