George Westinghouse, Jr
George Westinghouse, Jr., nasceu no dia 6 de Outubro de 1846 emNova Iorque, foi um empresário e engenheiro e principalmente um grande inventor.
Entre muitas outras invenções, criou um freio a ar comprimido para locomotivas e foi um dos pioneiros da indústria da electricidade.
Ainda adolescente criou um motor rotativo a vapor, sobre o qual obteve a sua primeira patente, aos 19 anos. Dois anos mais tarde, inventou um mecanismo para recolocar nos trilhos vagões descarrilado e outros mecanismos para manobra e segurança de trens e ferrovias. Merece destaque, no setor da segurança em ferrovias, a sua invenção de um sistema de freios a ar comprimido para locomotivas, para o qual obteve patente em abril de 1869, e o qual aperfeiçoou entre 1870 e 1872. Para explorar comercialmente esta invenção, criou a Westinghouse Air Brake Company, em meados de 1869; em duas décadas, este sistema de freios tornou-se obrigatórios nos trens americanos e, até hoje, os freios modernos continuam a ser baseados no sistema concebido por ele.
Westinghouse desenvolveu interesses comerciais nas áreas de distribuição de gás e de telefonia, mas seria no setor de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica que o empresário inventor se destacaria. Em meados da década de 1880, Westinghouse começou a investigar os sistemas de distribuição de energia elétrica em corrente contínua de Thomas Edison, considerando-os logo, porém, ineficientes. Voltou sua atenção, então, para os experimentos em andamento com corrente alternada. Assim sendo, em 1885, Westinghouse importou vários transformadores Gaullard-Gibbs e um gerador de corrente alternada Siemens, com os quais iniciou experimentações para o desenvolvimento de redes elétricas em corrente alternada.
Westinghouse investiu no desenvolvimento de um medidor de consumo de energia e na compra dos direitos de patente de um motor de corrente alternada.
Durante quase toda a sua vida, Westinghouse manteve-se ativo e produtivo; ao todo obteve 361 patentes por suas invenções e fundou 60 companhias. Vale notar que, em 1907, perdeu o controle da empresa que levava o seu nome.
Porém, no ano de 1911, sua saúde já não estava tão boa e ele veio a falecer em 12 de março de 1914, aos 67 anos.
Por: Fernanda Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário