A fibra ótica foi criada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Narinder Singh Kapany nasceu em 1927 e em 1952, com base nos estudos do físico inglês John Tyndall de que a luz poderia descrever um trajetória curva dentro de um material, Kapany pôde concluir suas experiências que o levaram à invenção da fibra óptica.
A fibra ótica ou fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Esse filamento pode apresentar vários diâmetros, dependendo da sua aplicação, indo de diâmetros muito pequenos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
Como funciona???É lançado um feixe de luz em uma das extremidade da fibra, esse feixe atravessa a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento. É no núcleo que ocorre a transmissão da luz. Essa transmissão de luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença no índice de refração entre o revestimento e o núcleo. O núcleo possuirá sempre um índice de refração mais elevado, que juntamente com o ângulo de incidência do feixe, possibilita a reflexão total na outra extremidade.
Por: Dicson Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário