Robôs
Os robôs são uma invenção do século XX, por volta de 1924, o primeiro robô mecânico surgiu, foi criado pelo engenheiro elétrico Roy J. Wensley, que desenvolveu um dispositivo que podia , utilizando um sistema de telefonia, ligar e desligar ou regular qualquer coisa que estivesse ligada a ele. Após três anos, Roy criou o Televox, que nada mais era um pequeno robô com aspecto humano que conseguia executar movimentos básicos, conforme seu operador comandasse.
Em 1930, os robôs começaram a ganhar mais popularidade, com a criação do Willie Vocalite, que tinha 2 metros de altura, era feito de aço e da mesma forma que o Televox, ele podia ligar, desligar e regular dispositivos ligado a ele. As tinha uma grande diferença dos outros robôs feitos até então, esse fazia tudo sob comando de voz, podia fumar, sentar, ficar de pé, se mover e conversava com as pessoas reproduzindo frases gravadas em discos de 78 rotações. Era uma espécie de robôs que se via nos filmes de ficção antigos.
Na eletrônica existem muitos tipos de robôs, em 1954 George Devol projetou o primeiro robô automático. O Unimate, que foi o primeiro robô comercial de uso industrial. O Unimate funcionava na linha de produção da General Motors em 1961,pesava cerca de 1.800 Kg e obedecia comandos gravados em fitas magnéticas, ele trabalhava pegando pedaços quentes de metal e colando as peças nos chassis dos carros.
O Unimate foi o início de uma série de pesquisas e criações de novos robôs.
Os robôs são a espécie que evoluem mais rapidamente no planeta. Eles já substituíram os humanos em muitas atividades, e se vai indo assim daqui alguns anos em vez de se ter um bichinho de estimação vai ganhar um robô, que talvez até fale, é só esperar para ver.
Por: Fernanda Prado
Nenhum comentário:
Postar um comentário