segunda-feira, 8 de agosto de 2011

História das motos


A moto, como é conhecida popularmente, é um meio de transporte muito utilizado hoje em dia, pois apresenta um preço mais acessível e é mais econômica que outros transportes, alem de tudo é muito pratica de se dirigir. Mas quem será que teve a brilhante idéia de inventar um transporte tão adequado a vida das pessoas?
A primeira motocicleta foi inventada simultaneamente em 1869, era uma espécie de bicicleta equipada com o motor a vapor, que foi construída por um americano o Sylvester Roper nos Estados Unidos e o francês Louis Perreaux, sem que um saiba do outro. Já a motocicleta com motor de combustão interno, foi inventada pelo alemão Gottlieb Daimler, com a ajuda de Wilhelm Maybach, em 1885, que instalou um motor a gasolina de um cilindro, numa bicicleta de madeira adaptada. Mas entre muitas as duvidas de onde instalar o propulsor, somente no século XX que os fabricantes chegaram a um consenso, ele seria instalado na parte interna do triângulo formado pelo quadro; norma seguida até hoje em dia.
Com o passar dos anos as motocicletas foram evoluindo... Em 1914, surge a Indian a primeira moto com partida elétrica, conhecida na época como a motocicleta confiável.  Já, em 1923, a inglesa Douglas foi a primeira moto equipada com freios a disco.
Atualmente, existem motos de todos os tipos e tamanhos, para atender ao gosto e necessidades de todos, desde os que a usam para trabalhar até os que a usam para se aventurar.

Por: Fernanda Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário